Foto: Arquivo/Diário
Com 6,6 mil vagas, edital do Concurso Nacional Unificado deve ser lançado até 20 de dezembro
A forma de concorrer a uma vaga no serviço público deve mudar em breve com a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que terá o edital da primeira edição lançado pelo governo federal até o dia 20 de dezembro. O novo modelo de seleção permitirá que o candidato faça uma única prova para concorrer a diferentes vagas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Chamado de “Enem dos Concursos”, o certame será aplicado simultaneamente em 179 municípios brasileiros, seguindo os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Rio Grande do Sul, Santa Maria é um dos nove municípios a receberem o concurso junto às cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Bagé, Uruguaiana e Santo Ângelo.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, na manhã desta quinta-feira (7), a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo federal, Regina Camargos, destacou que o novo modelo visa agilizar a contratação de servidores e promover igualdade de acesso aos cargos disponíveis.
– O formato tradicional de concursos é muito restritivo porque geralmente acontecem nas capitais dos Estados e, não raro, se restringem às grandes capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Desta forma, isso exclui uma série de candidatos que têm condições e gostariam de prestar o concurso, mas que não possuem recursos financeiros e até tempo para questões como deslocamento. Com isso, nós tivemos o objetivo de levar o concurso para onde as pessoas vivem – afirma a Regina.
Vagas
O concurso vai oferecer 6.640 vagas, sendo 5.948 destinadas para quem tem Ensino Superior e 692 para nível médio. A remuneração pode chegar a R$ 22 mil. A banca escolhida para a realização do exame é a Fundação Cesgranrio, responsável pela elaboração do edital que contém requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formato de inscrição, critérios de seleção, data e locais das provas.
A prova
A avaliação contará com uma prova objetiva de estrutura comum a todos os candidatos e uma prova específica e dissertativa com base em blocos temáticos. Ambas serão realizadas no mesmo dia.
No momento da inscrição o candidato deverá escolher uma das oito áreas de atuação disponíveis: Administração e Finanças Públicas; Agências Reguladoras e Infraestrutura; Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Políticas Sociais, Justiça e Saúde; Trabalho e Previdência; Dados, Tecnologia e Informação; e nível médio de formação.
Em seguida, os participantes deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas. Assim, o candidato será encaminhado para realizar a prova objetiva e a respectiva prova específica na área escolhida.
Cronograma previsto
- Lançamento do edital – até o dia 20 de dezembro
- Aplicação das provas – até março de 2024
- Resultado final da etapa unificada – até maio de 2024
- Cursos de formação – devem ser realizados em junho e julho de 2024
- Posse dos aprovados – até agosto de 2024